23 maio, 2011

Diário de Bordo

10.05.2011
Na verdade, só estou a bordo de minha mente fértil, e no berço do Império que influenciou a história de grande parte da civilização… Ah, Roma…
O programa do dia era andar pelo "Centro Storico". Como nosso apartamento ficava no Campo dei Fiori, isso era fácil. Resolvemos começar pelo Pantheon. A boa parte foi descobrir que se seguíssemos uma rua a esquerda, após sairmos da Piazza onde fica nossa casa em Roma, em poucas quadras estaríamos lá! Quão incrível é podermos dizer que "se virarmos aqui, chegamos ao Pantheon" ?…. Amazing…
Enfim, assim foi. Após uma caminhada curta, saímos nos fundos de uma "construção velha" que era ele mesmo:

0007

Andar por Roma é uma surpresa a cada momento. A cidade, na parte central, tem uma surpresa a cada curva, beco, esquina. Construções antigas, Sacadinhas típicas, pedaços de construções mais antigas, aparecendo em fachadas “renovadas” há dois séculos atrás, e as colunas, que "brotam" em lugares insuspeitos.
A primeira parte do nosso dia foi nos perdermos por esses caminhos, encontrando lugares belos e cinematográficos. Piazza Navona, Fontana di Trevi, Chiesas e mais chiesas ( difícil gravar o nome de todas as igrejas por que passamos), Piazza di Spagna e sua escadaria… Finalizamos nossa manhã por volta das 14h, com um copo de prosecco e um belo piato de pasta com legumes, no Tre Tartuffi na Piazza Navona.
Dali, tomamos a decisão de pegar um ônibus (free, graças a nosso recém adquirido Roma Pass), e voltarmos uns 1500 anos no tempo – sim, o Colosseo! Que aliás, já tínhamos “casualmente” visto no caminho do Aeroporto para nosso apartamento.
Acho que essa é uma imagem que, qualquer pessoa que pensa em Roma traz a mente. E não vou falar muito dele, porque é difícil. A primeira sensação é de "eu não acredito que estou aqui". A segunda é: "Eu preciso estudar mais história", porque a vontade é de entender melhor, relembrar, saber tudo que aconteceu ali, porque você se sente testemunha da História, e quer saber qual é a história ;-).

Mas não para aí. A imagem básica dessa região é o Colosseo, mas na verdade, ele está no centro de uma região chamada de "Roma Antica", cortada pela Via dei Fori Imperiale, onde além do Colosseo, podemos visitar o Foro Romano e o Palatino, é muita história, muitas ruínas, escavações em andamento... Incrível, inspirador, emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Art of Asking - A book review, or something like that

I wrote this review to Amanda Palmers book years ago, when it was published, but I don’t think I ever posted it anywhere. Also, it is not a ...