09 junho, 2011

Cinecittà Si Mostra - Shows Off

14.05.2011
Essa foi imbatível. Qual não foi minha surpresa ao ler em um site, quando eu já estava em Roma, que a Cinecittà há apenas 10 dias havia aberto "per la prima volta" seus estúdios para visitação! Sendo uma amante da sétima arte, esse passou a ser, para mim, um obrigatório em Roma. A exposição tem o nome do título do meu post: Cinecittà Si Mostra.
Chegar aos Estúdios é muito fácil. É longe, afastado do centro, mas tem uma estação de metrô que sai literalmente na porta, a estação tem o nome óbvio de: Cinecittà! Impossível errar. Suba a escada e veja isso:

Não faz sua pulsação acelerar? Ah, não? Então sou só eu, mas para mim foi emocionante chegar às portas da "Fábrica de Sonhos" onde trabalharam Fellini, Coppola, Scorsese, Roberto Rossellini, Luchino Visconti, Bernardo Bertolucci! Melhor que chegar às portas, entrar!

A área que está aberta ao público para visitação inclui dois espaços de exposição com figurinos, cenários, fotos de produções como Cleópatra, Gladiador, La Dolce Vita. Um espaço de projeção em que podemos ver trabalhos de pós produção, um filme dos anos 50 sobre a escola de cinema, com os testes de Sophia Loren para a escola, por exemplo. Há também um espaço para crianças que não visitamos.
Além desses espaços de exposição, estão abertos à visitação os cenários utilizados para filmar Gangs of New York e um enorme cenário que retrata Roma Imperial que foi utilizado para o seriado "Roma" da HBO, e para outras produções menores e comerciais.


É uma experiência única, ainda mais considerando que a Cinecittà comemora 74 anos este ano, e nunca havia aberto seus estúdios para visitação anteriormente. A exposição fica aberta até 30 de novembro. Para quem se interessar, e tiver planos de ir a Roma neste período, eu recomendo. Entre ir, ver tudo e voltar, usamos cerca de 4 horas. Os ingressos custam 10 Euros e podem ser comprados lá na bilheteria, na hora. Não tem fila, não tem aglomeração, e ainda tem lindos jardins com sofás e bancos para descansarmos na sombra antes de ir embora, e aproveitar um pouquinho mais a atmosfera cinematográfica.

Mais fotos, na galeria do site oficial. Ou mais minhas no FLICKR.

Recomendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Art of Asking - A book review, or something like that

I wrote this review to Amanda Palmers book years ago, when it was published, but I don’t think I ever posted it anywhere. Also, it is not a ...